Gestão de treinamento: você está fazendo da maneira certa?

É notório que profissionais qualificados em um ambiente de trabalho geram mais solução e inovação. Você sabia que este cenário está estritamente ligado a uma boa gestão de treinamentos?

A partir dos treinamentos e desenvolvimentos dos colaboradores de uma empresa, podemos ver muito mais do que o crescimento de cada profissional, como acelerar o resultado da organização.

A oferta contínua de treinamentos, mantém equipes motivadas, sendo indispensável uma otimização da gestão, já que uma capacitação bem-organizada resulta em uma excelente inter-relação e produtividade dentro da organização.

A próxima pergunta é: você está fazendo a gestão de treinamento da maneira certa? É preciso observar os cargos, fazer um programa de treinamento, elaborar um plano de desenvolvimento e criar caminhos para cada objetivo e profissional alcançar um nível individual de aprendizagem.

Veja algumas práticas que separamos pra você entender ainda mais do assunto.

Chegou o momento de preparar sua gestão de treinamento.

Descubra as necessidades.

O que o seu time precisa? Com essa questão em mente, você poderá buscar treinamentos que realmente se encaixam na necessidade de cada colaborador e da própria empresa.

Realizar pesquisas pode ser uma boa estratégia, sendo possível identificar os objetivos a serem atingidos, direcionando as ações de acordo com as metas estipuladas. É de extrema importância seguir a cultura organizacional da empresa, assim como estipular as técnicas que serão utilizadas.

Coloque tudo no papel.

O segundo passo após levantar informações é planejar. Nesta etapa, o gestor tem como prioridade avaliar o conteúdo, a forma como será ministrado, o material, o formato, o tipo de treinamento e até mesmo o orçamento.

Outro tema a ser debatido nesta fase é o método de avaliação dos colaboradores. Acompanhar o desenvolvimento de cada profissional também requer planejamento.

Desperte o compromisso.

O relacionamento com o seu colaborador precisa ser fortalecido com uma comunicação interna eficiente. Motivando a equipe de maneira colaborativa é um ótimo caminho para gerar o senso de compromisso na realização de um treinamento no profissional.  

Selecione o tipo de prática.

Toda boa gestão de treinamento tem o papel de entregar soluções reais para a necessidade da sua empresa. Diante disso, a escolha do tipo de treinamento faz total diferença na absorção dos conteúdos por parte dos colaboradores. O mercado de treinamento está em constante atualização, mas duas maneiras seguem sendo as mais utilizadas:

– Treinamento de segurança presencial – Envolve a presença humana, debate em real time, feedbacks imediatos e alguns recursos, como textos.

– Treinamento de segurança à distância – A opção mais prática, tecnológica e atual de oferecer conhecimento através de plataformas modernas e interativas com conteúdo sob medida.

Defina os treinamentos necessários.

Após todos os processos, chegou finalmente a hora de elaborar um planejamento organizado para que o treinamento tenha um retorno positivo.

Diante das necessidades identificadas em toda a organização, deve-se definir a tipologia do treinamento e, em seguida, a metodologia abordada, que devem gerar diferente tipos de transformações, dentre eles: a autogestão, o engajamento e o papel de mentor.

Fique atento aos treinamentos obrigatórios.

Treinamentos obrigatórios, também conhecidos como Treinamentos Normativos, são todos aqueles exigidos por lei para a execução de determinadas atividades, como por exemplo, aqueles referentes à Saúde e Segurança do Trabalho. Esses treinamentos são exigidos tanto de empresas públicas quanto das privadas e tem como objetivo conscientizar e prevenir doenças e acidentes no trabalho.

Atualmente os treinamentos obrigatórios são determinados por 36 Normas Regulamentadoras e podem ser executados de forma presencial, semipresencial e EaD, conforme o novo texto da Norma Regulamentadora 1 (NR 1).

A gestão de treinamento deve fazer parte da sua empresa.

Um projeto de treinamento deve integrar diversos fatores para resultar em benefícios que vão além da empresa. Aumento da produtividade, satisfação com o trabalho, diminuição da rotatividade, serviços e produtos qualificados, redução de refação, incentivo ao desenvolvimento individual em novas ferramentas e atendimento das necessidades da empresa.

Tudo isso pode ser alcançado com uma gestão de treinamentos eficiente oferecida pela Previnsa. Conte com nossos especialistas para ter a solução completa na realização de treinamentos, além de plataformas inovadoras para investir no crescimento da sua empresa e na capacitação dos seus colaboradores.