Resgate Técnico em Altura e Espaços Confinados: Preparação Essencial para a Segurança no Trabalho

No universo da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), poucos temas são tão críticos quanto o Resgate Técnico em Altura e Espaços Confinados. A Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PNSST), estabelecida pelo Decreto 7.602 de 07 de Novembro de 2011, destaca a importância de uma abordagem estratégica e bem fundamentada para essas operações. 

Mas a pergunta que fica é: sua empresa está realmente preparada para enfrentar esses desafios?

Definições e Normativas

O Resgate Técnico é uma técnica de salvamento executada por profissionais capacitados, que utilizam técnicas, recursos e equipamentos especializados para localizar e acessar vítimas em locais de risco. 

A norma NBR 16710:2020 Parte 1 é um marco nesse contexto, estabelecendo diretrizes claras para a qualificação desses profissionais, incluindo treinamento e conteúdo programático específico para resgate técnico industrial em altura e espaços confinados.

Além disso, as atividades de Acesso por Corda são regidas pelas normas ABNT NBR 15475 e ABNT NBR 15595, que tratam da qualificação, certificação de pessoal e procedimentos a serem seguidos.

Relação com Normas Regulamentadoras

Quando falamos de Gestão SST, é impossível não relacionar o tema com as Normas Regulamentadoras NR 35 (Trabalho em Altura) e NR 33 (Espaço Confinado), que se aplicam independentemente da atividade econômica da empresa. Além disso, a NR 23, que trata dos riscos específicos em edificações, também prevê a capacitação dos colaboradores para situações de emergência.

A Importância da Gestão de SST em Resgate Técnico na NR 35 e NR 33

Para uma gestão eficiente de SST nas atividades de Resgate Técnico, é fundamental estar em conformidade com a NBR 14276, que trata da Brigada de Incêndio e Emergência. 

Esta norma, em sua Tabela B.3 – Conteúdos Complementares, aborda especificamente o Resgate Técnico, destacando módulos como Emergências com Produtos Perigosos e Ambientais (Módulo 28), Salvamento de vítimas de queda em Altura (Módulo 29), Salvamento de vítimas em Espaços Confinados (Módulo 30) e o Gerenciamento de Emergências Sistema de Comando de Incidentes (SCI) (Módulo 32).

A preparação para o Resgate Técnico em Altura e Espaços Confinados vai além do cumprimento de normativas. Ela representa um compromisso com a vida e a segurança dos trabalhadores, exigindo um investimento contínuo em treinamento, equipamentos e, sobretudo, na cultura de segurança da empresa. A Previnsa se destaca nesse cenário, oferecendo treinamentos especializados que asseguram a qualidade e conformidade dos serviços, equipando as empresas com conhecimentos e habilidades para um ambiente de trabalho seguro. Estar preparado para essas situações não é apenas uma questão de conformidade legal, mas um pilar fundamental para a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa.