Engenharia contra incêndio: Saiba como estar protegido

Conheça mais dessa área fundamental no desenvolvimento de projetos de prevenção e combate à incêndio.

Acidentes acontecem, isto é fato. Mas a imensa maioria deles, principalmente os que causam incêndios, pode ser evitada de diversas maneiras. Muitas vezes, o que causa um acidente dentro de um ambiente de trabalho, como uma indústria ou uma empresa de grande porte, é uma série de erros em sequência que levam a este final.

Você sabia que os maiores incêndios ocorridos no Brasil foram causados por falhas nos projetos, más instalações ou falta de manutenção nos sistemas de proteção contra incêndios, como no caso do Museu Nacional em 2018?

Além das enormes perdas materiais e econômicas, é claro e evidente o risco de vida quando falamos de incêndios.

Por isso, é necessário que seja elaborado um projeto que atenda aos códigos e normas de prevenção e combate a incêndios. E é neste momento importante que entra a função do Engenheiro Contra Incêndio.

Engenheiro Contra Incêndio: onde não há fumaça, há segurança.

O Engenheiro Contra Incêndio é o profissional responsável por avaliar os riscos de incêndios nas instalações e definir, baseado em códigos e normas, soluções que visam controlar, suprimir e extinguir focos de propagação do fogo. Os projetos técnicos elaborados para prevenção de incêndios pelo Engenheiro Contra Incêndio são aprovados junto ao Corpo de Bombeiros Militar.

Com a aprovação da lei 13.425/2017, os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil inteiro

atualizaram suas legislações e análises referentes a Projetos Contra Incêndios, o que exige cada vez mais que o profissional responsável pelo desenvolvimento destes projetos seja altamente capacitado para desempenhar a função e que tudo esteja devidamente de acordo.

Seguradoras também exigem que as empresas apresentem este Projeto Contra Incêndio aprovado e executado conforme normas e regulamentações.

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

O projeto define os espaços e sistemas da edificação para, em casos de emergência, evacuar as pessoas de forma rápida e iniciar o combate ao incêndio. O primeiro passo é identificar a legislação estadual de prevenção contra incêndio, considerando que NBR 15575 (norma de desempenho) obriga que outras NBR’s sejam seguidas (NBR 9077, NBR 5419, NBR 5410, NBR 15526, NBR 15200, NBR 14323, NBR 14432).

O segundo passo é classificar a edificação conforme o uso da ocupação (hospital, escola, residência), altura, área e risco de incêndio. Nas legislações estaduais, existem tabelas que auxiliam a calcular cada um destes riscos.

O passo seguinte é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio que farão parte do seu PPCI. Esses são exigidos em função de parâmetros como:

  • tipo de ocupação;
  • altura ou número de pavimentos;
  • área construída;
  • capacidade de lotação;
  • risco de incêndio (carga de incêndio);
  • e riscos especiais.

Etapas para elaboração de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

1. Estudo preliminar:

Aqui são verificadas as soluções técnicas, definidos os conceitos e elementos necessários para se desenvolver os projetos.

2.  Anteprojeto:

Esboço ou conjunto dos estudos preliminares que irão constituir, após ajustadas, as diretrizes básicas para a elaboração do projeto.

3. Projeto Básico:

Conjuntos de elementos necessários para compor a obra, elaborado com base nos estudos técnicos preliminares e que assegurem a sua execução, respeitando todas as normas e legislações quanto ao impacto ambiental do empreendimento, avaliando o custo da obra e definição de metodologia e prazos.

4. Projeto Executivo:

Aqui apresenta-se todos os elementos necessários para a execução do empreendimento, detalhando todas as interfaces dos sistemas e seus componentes.

Não brinque com fogo.

Como falamos no início do texto, acidentes evitáveis não devem acontecer. Eles custam muito mais caro do que preveni-los, principalmente quando falamos de vidas. Invista em Engenharia Contra Incêndios com toda a estrutura da Previnsa para evitar esquentar a cabeça.