Equipamentos de proteção respiratória: Conheça e saiba como adquirir para sua empresa

Quando falamos sobre Saúde e Segurança do Trabalho, a proteção contra a contaminação ou intoxicação por vias aéreas é importantíssima em todos os locais. Principalmente em grandes ambientes empresariais e industriais com produtos químicos, biológicos ou mesmo particulados.

Estamos falando aqui de microrganismos, poeiras, névoas, fuligens, gases, entre outros, que podem facilmente ser inalados, comprometendo a saúde e segurança do colaborador.

Por isso que cada operação precisa ter um planejamento protetivo avaliado tecnicamente, bem como estar adequada às normas de segurança, utilizando os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) próprios para aquela atividade.

Você conhece um pouco sobre cada perfil de EPR e como se deu a sua evolução para oferecer cada vez mais segurança e autonomia para o trabalhador que o utiliza? Então respire fundo e mergulhe nesse texto que preparamos para você.

O que são Equipamentos de Proteção Respiratória?

Classifica-se como EPR, todo o equipamento que ofereça ar independente do ar atmosférico. Ou seja, mesmo que o ar do ambiente esteja contaminado de alguma forma, utilizando o Equipamento de Proteção Respiratória, o ar interno estará próprio e seguro para a respiração humana.

Como falamos anteriormente, basicamente podemos classificar os componentes de riscos respiratórios em dois tipos:

  • particulados: poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas;
  • químicos: gases e vapores.

Cuidar da saúde dos colaboradores é algo fundamental para o bom desenvolvimento da empresa. Eles estão sujeitos a diversos tipos de contaminações no ambiente laboral. Por isso, os empregadores devem investir cada vez mais em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Entre eles, um de uso muito importante é o Equipamento de Proteção Respiratória (EPR).

Por que minha empresa deve investir em Equipamentos de Proteção Respiratória?

A pergunta é bem fácil de se responder. EPRs são peças essenciais quando falamos de Saúde e Segurança do Trabalho. A preocupação com o bem-estar dos colaboradores precisa estar sempre em primeiro plano e evitar a contaminação por vias aéreas é uma conduta que a empresa deve ter como prioridade.

A reputação de uma empresa, tanto interna quanto externamente, está intimamente ligada a atenção que ela tem com a saúde e segurança da equipe. Mais do que evitar o risco de multas e indenizações, preocupar-se genuinamente com a saúde dos colaboradores, bem como com o meio ambiente, demonstram uma responsabilidade social que é muito valorizada atualmente.

Outro ponto que devemos salientar relacionado a um ambiente saudável e seguro é a produtividade. Diversos estudos apontam que trabalhadores rendem e produzem muito mais em ambientes onde se valoriza o cuidado com a qualidade de vida.

Você conhece a evolução dos Equipamentos de Proteção Respiratória?

Essa é uma história de já quase cem anos. Os primeiros modelos fabricados são por volta do início da década de 1920. O curioso de se perceber com estes primeiros modelos é que eram feitos de couro, sem nenhuma preocupação contra incêndios. A parte traseira era de metal e não oferecia ergonomia nenhuma.

Dando um salto para a década de 1970, algumas grandes inovações marcaram os EPRs. A primeira é que a parte traseira passou a ter dois cilindros de oxigênio e as partes de contato com o corpo humano eram de couro e não mais de metal. A máscara ganhou a visão panorâmica, mais parecida com a que conhecemos hoje e o peso diminuiu cerca de 20% em relação aos primeiros. Ufa. Já dá para respirar mais aliviado, não é?

Aqui, começa-se a perceber uma maior preocupação com a ergonomia. Ou seja, com a saúde e qualidade de vida completa do colaborador.

A década de 1990 trouxe a inovação do cilindro de carbono, reduzindo ainda mais o peso deste equipamento e a novidade da pressão positiva. Desta forma, quem estava utilizando não precisava mais fazer esforço para inalar o ar.

Os anos 2000 agregaram a eletrônica aos Equipamentos de Proteção Respiratória. Manômetros digitais, sistema de comunicação internos e até mesmo regulagem de centro gravitacional e outros benefícios, pensando na melhor ergonomia.

Hoje em dia, os grandes saltos evolutivos estão na questão da autonomia. Já se desenvolvem respiradores que utilizam o próprio ar exalado para ser inalado novamente, com a concentração ideal de oxigênio, dando maior tempo de atuação para o colaborador.

AIRBOX by PREVINSA: uma nova solução para quem busca Equipamentos de Proteção Respiratória

Novidade importante chegando para você e sua empresa. A AIRBOX, empresa europeia com quase 30 anos de atuação no mercado de proteção respiratória, agora é a nossa parceira no Brasil.

Preocupados com a qualidade dos EPRs e principalmente com a saúde e segurança dos colaboradores, o serviço AIRBOX by PREVINSA oferece soluções personalizadas conforme a necessidade da sua empresa. Todas as soluções atendendo as exigências europeias, americanas e brasileiras de segurança e qualidade.

Qual a melhor opção para você? Nós temos. Locação, manutenção ou venda de equipamentos. Com AIRBOX by PREVINSA você terá a liberdade de escolher o que melhor se enquadra na sua necessidade, através dos melhores modelos de EPRs do mercado, com garantia e assistência técnica.

É a AIRBOX by PREVINSA oferecendo uma forma de valorizar ainda mais o principal ativo que a sua empresa tem: o colaborador.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa novidade que já é um sucesso.