Treinamento in company

Já consolidada na mente dos gestores das mais diversas áreas e ramos, o treinamento em segurança do trabalho é uma prática que merece toda a atenção no ambiente empresarial. Isso é o que aponta uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI), realizada com empresas brasileiras de médio e grande porte.

Segundo a pesquisa, mais de 40% das empresas consideram que as ações para aumentar a segurança do trabalho promovem a saúde dos trabalhadores, reduzindo assim as faltas no trabalho. Além disso, outras 44% acreditam que essas iniciativas aumentam os níveis de produtividade no chão-de-fábrica. Resumindo: a segurança do trabalho é um assunto sério!

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos listar alguns dos principais benefícios que o treinamento in company em segurança do trabalho pode trazer, tanto para seus funcionários quanto para sua empresa! Acompanhe:

Primeiramente, quando realizar esse tipo de treinamento?

O treinamento in company referente à segurança do trabalho deve ser realizado, sempre que se tornar ou se julgar necessário ou em casos como os mencionados abaixo:

  • necessidade de conscientização dos funcionários em relação à segurança;
  • antes de se realizar alguma determinada tarefa;
  • mudança na execução de determinadas atividades;
  • admissão de novos colaboradores;
  • caso haja aumento do número de acidentes de trabalho;
  • caso haja aumento do índice de afastamentos.

Mas, por que investir no treinamento in company em segurança do trabalho?

Investir nessa atividade não só é fundamental para o bom funcionamento da organização, como traz uma série de benefícios para os colaboradores e para a empresa. Entre eles, estão:

  • a motivação dos funcionários;
  • o aumento da produtividade;
  • a melhora da qualidade dos serviços e produtos;
  • a redução de custos para a empresa;
  • a redução do índice de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho;
  • a propagação do bem-estar no ambiente de trabalho.

Dessa forma, abaixo, vamos abordar separadamente as principais vantagens de se realizar um treinamento in company em segurança do trabalho. Acompanhe:

Praticidade e Facilidade

Um dos primeiros motivos a serem cogitados durante a etapa de planejamento dos treinamentos em segurança do trabalho é a logística necessária para que esse evento ocorra.

Será fácil realizar o meu treinamento? Terei praticidade na hora de treinar meus funcionários? Terei que gastar muito tempo e esforço na organização de um evento para toda a minha equipe?

Dessa maneira, o treinamento in company é uma solução prática para todas essas perguntas. Sabe por quê? A gente explica: o treinamento in company é realizado dentro da própria empresa!

Com isso, os funcionários não terão que se deslocar para outros locais a fim de receberem o treinamento – é o conhecimento que vai até eles.

Isso traz uma praticidade sem igual, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Afinal, além da redução de custos com deslocamentos, aluguel de salas e demais fatores logísticos, o horário também pode ser pensado de modo a tornar o evento dinâmico e coerente com a rotina da empresa.

Alinhamento de objetivos

Outro aspecto que não deve ser deixado em segundo plano é a estratégia por trás do planejamento da agenda de treinamentos em segurança. Isso porque os temas e assuntos a serem abordados nos treinamentos não são escolhidos aleatoriamente: geralmente, eles servem tanto para respaldar uma linha de atuação pretendida pela empresa, como para subsidiar as atualizações exigidas pela legislação.

Por isso, é importante escolher um treinamento que esteja sempre alinhado aos objetivos e necessidades do seu negócio. Nisso, os treinamentos in company são praticamente imbatíveis, ocorrendo dentro da realidade física da empresa e gerando uma experiência prática inigualável.

Além do mais, durante um treinamento desse tipo, é possível aproveitar as vivências dos funcionários, ampliando, inclusive, a visão da equipe sobre as áreas de risco da empresa por meio de visitas e demonstrações no próprio local – experiência esta que jamais seria possível em treinamentos fora do ambiente organizacional.

Custo x benefício

No que se refere aos treinamentos, conseguir treinar toda a sua equipe com os melhores cursos e aos menores custos, apesar de ser possível, pode ser um desafio para os gestores. Se essa é a sua meta, o treinamento in company é, mais uma vez, a opção ideal para a conscientização da segurança do trabalho na sua empresa.

Isso porque, com os treinamentos in company, os custos com deslocamentos, passagens e hospedagens reduzem vertiginosamente. Certamente, se você colocar tudo na ponta do lápis, será bem mais vantajoso pagar o deslocamento, passagens e hospedagens para que um ou mais profissionais venham até a sua empresa do que ter esse gasto para todos os seus funcionários.

Sem falar no fator tempo: com o trânsito caótico das cidades brasileiras, colocar todo o seu time na estrada para ir até o local onde será realizado o treinamento pode não ser lá uma das melhores opções. Além do tempo gasto, os riscos proporcionados por esse tipo de deslocamento definitivamente não valem a pena.

Ganhos em escala

Muitas vezes, quando estamos planejando a nossa agenda de treinamentos, descobrimos que haverá um curso imperdível na área de segurança do trabalho. Só que, não raro, esses cursos ocorrem a quilômetros de distância da sede da empresa, do outro lado do país ou, até mesmo, do outro lado do mundo. Dessa forma, ofertar um treinamento desse nível para todo o corpo funcional é praticamente impossível.

No entanto, com os eventos in company, onde o treinamento vem até a empresa, é possível trazer até a sua equipe cursos de qualidade e que alcancem a totalidade dos funcionários de uma só vez, evitando ruídos na comunicação e na implementação de rotinas de segurança. Mais um ponto positivo para os treinamentos in company!

Como você pode concluir, o treinamento in company é uma opção quase imbatível para a sua empresa. No entanto, lembre-se: em se tratando de segurança do trabalho, é preciso ser criterioso e exigente. Certifique-se de que o profissional ou a empresa que está contratando para fazer o seu treinamento em segurança do trabalho é reconhecida no mercado e possui as certificações da ABNT.

Agora que você já conhece a importância do treinamento in company, entre em contato conosco: a Previnsa leva até a sua empresa uma consultoria especializada em treinamentos in company, dotada, inclusive, de uma unidade móvel de alta tecnologia. Que tal agendar o seu treinamento?