Treinamento digital é tudo igual?

Desde que a pandemia pelo novo coronavírus começou, passamos a ouvir falar cada vez mais nessas expressões: ensino remoto e EaD. Mas o que exatamente são essas formas de estudo?

Só para começar, sabia que existem diferenças claras entre ensino remoto e EaD? Ficou confuso? Calma. Explicaremos detalhadamente sobre cada um deles aqui para você.

Apesar de parecer, à primeira vista, a mesma coisa, ensino remoto e EaD têm características bem definidas em cada um deles.

Ensino remoto: a escola para dentro de casa

Este foi o termo que mais se buscou ou se falou, quando o assunto foi educação no ano de 2020. De uma hora para a outra e sem uma forma de preparo, escolas e universidades se viram forçadas a aderirem ao modelo de ensino remoto.

O ensino remoto, por definição, é uma solução temporária ou emergencial para continuar levando o conteúdo das aulas para os alunos. É uma forma de minimizar os impactos na aprendizagem pela não possibilidade de comparecer à aula presencial.

Basicamente, a aula, nos moldes em que é passada em uma sala de aula, passa a ser transmitida através da internet. Geralmente ao vivo, nos horários e com a carga de conteúdos que teria se estivesse sendo presencial. Em casos ainda mais extremos, como o que estamos vivendo durante a pandemia do novo coronavírus, nem sequer há a possibilidade de uma adaptação dos formatos.

Simplesmente se entrega o ensino da mesma forma, através de aulas on-line e ao vivo.

EaD: o estudo flexibilizado

Com o EaD já é diferente. O Ensino a Distância é uma modalidade reconhecida e autorizada pelo MEC. Possui um funcionamento próprio e toda a sua estrutura é pensada em entregar o ensino através de recursos e ferramentas.

Não há uma adaptação ou improviso do conteúdo. Tudo é desenvolvido dentro das plataformas próprias para o aprendizado on-line. Geralmente com aulas já gravadas, sites, aplicativos ou plataformas desenvolvidas para que o aluno tenha uma interação com o conteúdo e Tutores de diversas formas.

A grande vantagem do EaD está na possibilidade de flexibilizar o aprendizado, adaptando a rotina produtiva com os horários de aprendizado.

Ensino a Distância: derrubando paredes e construindo pontes

A crescente popularização da internet, bem como a maior rapidez de transmissão de dados, tem trazido cada vez mais pessoas para o EaD.

Basicamente, os ensinos dentro desta modalidade podem ser:

  • Ensino fundamental e médio;
  • Ensino técnico;
  • Ensino tecnólogo;
  • Ensino superior;
  • Pós-graduação;
  • Cursos livres.

Grandes universidades já têm boa parte dos seus cursos dentro desta modalidade, levando, desta maneira, o ensino e o conhecimento a qualquer canto e a qualquer hora.

Além de grandes instituições, algumas plataformas têm dado a oportunidade de pessoas venderem seus ensinamentos em determinadas áreas, através do formato de cursos EaD.

Treinamentos SST através de EaD já é uma realidade

Empresas também têm buscado usar o EaD para capacitar cada vez mais seus colaboradores. A área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), por exemplo, requer uma constante reciclagem e atualização e por isso é fundamental manter a equipe capacitada e treinada, de uma forma que se concilie o aprendizado com a rotina diária de trabalho.

Pensando como uma empresa voltada, principalmente, para o desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores, o Treinamento EaD pode trazer grandes vantagens:

  • Fácil implementação
  • Redução de custos
  • Maior retenção do conhecimento
  • Não há necessidade de deslocamento
  • Alcança um número maior de pessoas
  • Flexibilidade de horário para o aprendizado
  • Criação de conteúdos variados, personalizados e preparados para o formato

Conformidade com a NR 1

Por oferecer tantas vantagens, o Treinamento EaD para SST se tornou uma solução atrativa, especialmente nos últimos meses por conta da pandemia do novo coronavírus. A oferta de capacitação on-line cresceu muito, mas nem todo mundo sabe que essa modalidade de treinamento precisa estar em conformidade com a NR 1. Em 2019 essa Norma Regulamentadora teve o texto alterado e passou a exigir determinados requisitos que devem ser cumpridos para que os treinamentos on-line estejam dentro da Lei. Por isso, toda empresa que optar por capacitar a equipe com Treinamentos EaD para SST precisa se atentar ao cumprimento da NR 1 para evitar multas e desperdício do investimento.

O que é importante avaliar na escolha de um Treinamento EaD para minha empresa?

Se você está pensando em realizar o treinamento de seus colaboradores, através de cursos a distância, deve sempre procurar empresas que já tenham know-how e perícia nesta área. Que já atuem na área de treinamento e tenham toda a estrutura preparada para atender a você e a sua empresa dentro deste modelo de ensino, entregando o curso e toda a plataforma e ferramentas que sejam necessárias para um aprendizado completo.

Confira sempre as avaliações que a empresa já teve, bem como outras empresas que a tenham contratado. Avalie se a carga horária é condizente com o conteúdo programático que oferecem e se assegure de que a capacitação cumpre todos os requisitos exigidos por Lei. Afinal, Treinamento EaD deve ser uma solução e não uma dor de cabeça para as empresas.

Conheça a Previnsa Digital, a nossa plataforma de treinamentos on-line que fará a sua empresa ganhar tempo e tornar a equipe mais produtiva com conteúdos que cumprem 100% dos requisitos da NR 1. Nossa ferramenta proporciona aos coordenadores uma fácil gestão e aos alunos a melhor experiência de aprendizagem com certificações válidas em todo o Brasil. 

Investir em treinamento da equipe é economia, produtividade e melhora do ambiente para a empresa na sua totalidade.

Nós queremos te ajudar no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e por isso nossa Solução 360º está pronta para atender às necessidades da sua empresa em Treinamentos (Presencial, Semipresencial e EaD), Facilities e Engenharia Contra Incêndio.

Entre em contato e conheça todos os nossos serviços da área de Saúde e Segurança

do Trabalho.