Sinalização de segurança: por que deve ser feita da maneira correta?

Sinalização de segurança: por que deve ser feita da maneira correta?

Independentemente do tipo de atividade exercida pela empresa, é relevante que o ambiente laboral tenha sinalização de segurança a fim de promover e garantir, além de qualidade no local de trabalho, a proteção dos profissionais.

Pensando em elucidar as questões inerentes a esse tema, elaboramos esta publicação na qual abordaremos o porquê da importância da utilização dos meios adequados de sinalização de segurança e como fazer de maneira que atenda aos padrões legais. Confira!

A importância da sinalização de segurança

A sinalização é um conjunto de estímulos que proporcionam a melhor orientação para os profissionais, os quais saberão se comportar em determinados locais e circunstâncias sinalizados. Dessa forma, ela tem muita importância quando o assunto é a segurança laboral.

Destarte, a sinalização de segurança tem como escopo informar os empregados dos riscos inerentes à atividade profissional. Isso faz com que os indivíduos tomem atitudes preventivas e de autoproteção.

Ademais, essas medidas reduzirão os riscos de acidentes trabalhistas, otimizando a qualidade do ambiente laboral. Assim, os trabalhadores poderão exercer as suas atribuições de maneira tranquila e responsável, algo que aumentará os resultados da empresa.

Vale destacar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mesmo implícita, prevê a obrigatoriedade de se adotar medidas de segurança, mediante uso dos instrumentos de sinalização laboral. Já as normas regulamentadoras, a exemplo da NR 26, são responsáveis por especificar cada caso.

As seis categorias da sinalização de segurança

É preciso frisar que os sinais, as suas cores e formas, assim como os seus números e dimensões serão variáveis conforme o grau de risco, da importância, do perigo e da extensão a cobrir cada zona. Vejamos as categorias:

1. Sinalização de perigo

Indica a necessidade de adoção de cautela, precaução ou que não se tenha acesso ao local em virtude do perigo presente. Será instalado um símbolo de cor negra sobre uma base amarela, borda negra em formato triangular.

Essa placa trará a informação que o setor é uma área restrita, traz risco de contaminação ou de queda de objetos, como exemplo, pode ser um espaço de alta tensão, dentre outras condições.

2. Sinalização de emergência

Demonstra saídas ou equipamentos de emergências e rotas de fuga, entre outros. Nesses casos, utilizam uma figura branca em cima de um fundo verde em geometria retangular ou quadrada.

É uma maneira de orientar, estratégica e imediatamente, em casos de incêndio, vazamentos de gás ou outras situações de perigo que necessitem de evasão rápida.

3. Sinalização de proibição

É um guia de quais atitudes são proibidas em determinados lugares ou no tocante a materiais, equipamentos ou substâncias. É feito o uso de dísticos com fundo vermelho e com formato retangular.

Assim, ocorrerá a eficiente prevenção de acidentes laborais, o que torna o ambiente mais seguro, proporcionando melhor desempenho daqueles que fazem parte da empresa.

4. Sinalização de obrigação

Tem como fim indicar a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual (EPI), em momentos ou locais definidos. Esse aviso é feito mediante um pictograma branco sobre fundo azul e de forma circular.

Seu principal objetivo é prevenir acidentes no ambiente de trabalho, os quais acarretam grandes prejuízos para os empregados e empregadores.

5. Sinalização de incêndio

É uma medida de segurança indispensável que objetiva sinalizar e facilitar a evacuação ágil do espaço, assim como viabilizar a localização de equipamentos para o trabalho de combate ao incêndio. Usa-se um sinal branco por cima de um fundo vermelho no retângulo ou quadrado.

Em situações como essa, é normal que as pessoas entrem em desespero. Sendo assim, a sinalização adequada será um guia para seguirem as rotas de fuga, evitando a ida para uma direção equivocada. Além disso, acelera o trabalho do Corpo de Bombeiros.

6. Sinalização de obstáculos e locais perigosos

Indica quais locais possuem obstáculos ou são perigosos, sobretudo para facilitar a imediata saída das pessoas dos setores em situações de extrema necessidade de evacuação rápida e sem pânico.

Utiliza-se listras de cor vermelho e branco ou amarelo e negro, alternadas com superfícies sensivelmente similares e uma inclinação de cerca de 45º. São faixas que ficam entorno da zona perigosa ou do obstáculo.

Algumas cores usadas em variados tipos de sinalização

A norma regulamentadora NR 26 junto à norma técnica NBR 7195 determinam quais cores serão utilizadas para cada tipo de sinalização, a fim de implementar meios de orientação para prevenir possíveis acidentes. Vejamos:

1. Vermelha

A cor vermelha destaca circunstâncias em que será obrigatório o uso de equipamentos de proteção e de combate a incêndios. Além disso, indica pontos de parada obrigatória e de saída de emergência.

2. Amarela

Essa cor é usada para apontar avisos em relação a cuidados a serem tomados, como no caso de meios-fios ou diferenças de nível, onde haja necessidade de chamar atenção.

3. Branca

É utilizada para demarcar setores de circulação exclusiva para determinadas pessoas, assim como para destacar coletores de resíduos gerais e de serviços de saúde. Também é aplicada nos entornos dos equipamentos de socorro e urgência, dentre outras situações.

4. Preta

É empregada para sinalizar coletores de resíduos, exceto os relacionados a serviços de saúde e materiais de alta temperatura.

5. Azul

Essa cor visa orientar alguma obrigação, como usar algum equipamento de proteção ou não movimentar algum instrumento.

6. Verde

Tem como finalidade indicar segurança vinculada a algum tipo de objeto de primeiros socorros, locais de proteção ou salvamento.

7. Púrpura

Essa cor sinaliza os perigos relacionados a radiações eletromagnéticas e partículas nucleares.

A importância de contar com uma empresa especializada

Ter o auxílio de uma empresa especialista para a instalação dos sinais de segurança é imprescindível, pois ela respeitará as regras estabelecidas pelas normas. Com isso, evitará que o empregador seja responsabilizado, o que pode ocasionar sérios danos, ademais, contribuirá na proteção concreta dos trabalhadores.

Esperamos que você tenha compreendido a relevância de adotar esses instrumentos de segurança, pelo fato de trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Gostou de saber sobre a sinalização de segurança? Aproveite e entenda a respeito da segurança do trabalho na construção civil. Até mais!