Segurança do Trabalho: tendências e mudanças para 2021

Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus mexeu com o que considerávamos normal e trouxe novas tendências em diversas áreas sociais. As questões ligadas a modelos de trabalho principalmente. Mas será que trouxe mudanças até mesmo em fatores ligados a saúde e segurança do trabalho? Sim. E muitas.

Veja, nem estamos falando das questões ligadas diretamente às medidas de prevenção do contágio. Estas são bem óbvias e necessárias. Mas existem outras mudanças relacionadas à segurança do trabalho que apareceram ou se consolidaram durante esse período.

Nós separamos algumas tendências desta nova dinâmica de trabalho que serão cada vez mais utilizadas e que influenciam diretamente a relação entre empresa e colaborador.

Mudanças e tendências na segurança do trabalho

Home office

Esta foi, muito provavelmente, a principal mudança sentida por praticamente todo mundo. Adotado já por algumas empresas mais disruptivas, o trabalho no modelo home office passou a ser implementado por praticamente todos durante este período de pandemia.

As vantagens constatadas no trabalho remoto foram muitas. O ganho de tempo por não haver deslocamento, a melhora na qualidade de vida e as horas mais livres com a família são os principais.

Este modelo também trouxe muitas vantagens para as empresas. Hoje os colaboradores estão mais seguros trabalhando de casa, a produtividade teve uma melhora, existe uma redução de custos operacionais do escritório e ainda gerou a possibilidade de se contratar o colaborador sem se preocupar se ele mora na mesma cidade, estado ou até país em que a empresa está sediada.

Porém, como tudo que é novo, estamos aprendendo durante o uso. Uma questão de saúde e segurança do trabalho que é muito importante e deve ser considerada neste formato é a ergonomia.

Nem todos nós estamos com nossas casas preparadas e adaptadas para trabalharmos durante tanto tempo. Além de desconforto, dores e queda na produtividade, uma má postura durante o trabalho pode causar diversos problemas de saúde. É preciso ter atenção. Já existem casos de empresas que auxiliam de alguma forma pensando no conforto e saúde do colaborador trabalhando de casa.

Até porque é um direito de todo profissional ser amparado pela empresa, que deve reduzir os riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança presentes na Constituição Federal. Manter a rotina do seu colaborador de acordo com tais normas, é uma responsabilidade que garante produtividade para a empresa, bem-estar ao ser humano. E muito menos prejuízos jurídicos no futuro.

Transformação digital

Já muito se falava sobre o tema.  Porém, dentro do ambiente de trabalho este foi um dos processos acelerados com a pandemia.

A dificuldade de acesso aos documentos físicos, devido principalmente ao distanciamento, fez com que as empresas mudassem rapidamente para a digitalização destes arquivos. E, em uma reação em cadeia, os processos internos também passaram a ser digitalizados.

Dois exemplos bem diretos e relacionados à segurança do trabalho:

  • CIPA on-line: o modelo de votação digital dá mais velocidade para o processo de escolha dos representantes, além de agilizar e divulgar os resultados com mais transparência.
  • RH no WhatsApp: utilizando tecnologia de inteligência artificial, existem softwares que permitem aos colaboradores terem acesso às suas informações a qualquer hora e dia da semana.

IoT (Internet das Coisas)

O nome é no mínimo curioso, não? Mas trata-se do uso de tecnologia de coleta de dados e informações para auxiliar na saúde e segurança do trabalho nas empresas.

Por exemplo, pequenos aparelhos inseridos em capacetes e crachás dos colaboradores que fazem a leitura do local, compilando e cruzando dados, mapeando possíveis problemas ou perigos na área. Se houver alguma emergência, todos são encontrados de maneira mais rápida.

Em caráter preventivo, a IoT utilizada possibilita que se tenha menos interrupções na jornada e que se economize com futuras perdas e prejuízos que são evitados.

EaD, Semipresencial (In-company) e Realidade Virtual

O constante treinamento da equipe é essencial para evitar ou diminuir os acidentes e a sua gravidade dentro do ambiente de trabalho.

Dentro deste novo cenário de trabalho remoto ou em formato híbrido, as empresas não podem se descuidar da importância de manter as suas equipes treinadas e preparadas para situações de risco dentro do ambiente de trabalho. Por isso, os modelos de treinamentos de segurança do trabalho EaD são uma constante nas empresas que levam o assunto a sério. Além disso, é válido considerar que todo treinamento EaD precisa estar em conformidade com a NR1 para ser validado, o que ajuda a evitar multas e dores de cabeça aos envolvidos.

[SUGESTÃO: incluir banner para direcionar ao download gratuito do Checklist EaD]

Os treinamentos semipresenciais ou in company também vêm ganhando uma importância relevante. Uma maneira de capacitar os profissionais adaptando-se à realidade da empresa e desta nova sociedade ao mesmo tempo. A vantagem de aliar cursos presenciais e à distância, de acordo com a necessidade de cada empresa, oferece segurança e economia de tempo aos colaboradores. Além disso, tal investimento tem um impacto direto na qualidade dos resultados da organização, uma vez que os colaboradores se sentem mais aptos, motivados e preparados para realizarem as suas tarefas.

Já a tecnologia da Realidade Virtual nem chega a ser uma novidade, mas o seu uso em uma escala maior, para fins de treinamento das equipes sobre situações práticas do dia a dia, especificando possíveis falhas para corrigi-las, tem sido cada vez mais comum.

Você tem dúvidas que o futuro é agora?

Os processos foram acelerados, modificados e criados. Muita coisa nova precisa ser entendida e até mesmo regulamentada.

A relação entre a empresa e o colaborador se adequará e novas questões surgirão. O importante é estar sempre atualizado sobre os temas que interessam a qualidade de vida e segurança do colaborador.

Nossa Solução 360º está pronta para atender às necessidades da sua empresa em Treinamentos (Presencial, Semipresencial e EaD), Facilities e Engenharia Contra Incêndio.

Entre em contato e conheça todos os nossos serviços da área de Saúde e Segurança do Trabalho.