Risco de incêndio: a importância de extintores residenciais

Sabe aquela história de que a gente só percebe que algo é essencial quando precisa dele? Em casos de extintores residenciais isto é extremamente perigoso. Ou melhor, a ausência deles ou o desconhecimento do seu uso, podem acarretar riscos enormes à sua família, vizinhança e a você.

Uma pergunta rápida (não vale colar): onde fica o extintor em sua residência ou condomínio?

Precisou pensar um pouquinho, né? Isto é muito comum. A maioria das pessoas não dá o devido valor aos extintores residenciais.

Ter um extintor em casa e saber como usá-lo é essencial para a sua proteção e de todos à sua volta. Por isso, preparamos um material completo explicando tudo sobre cada item que não pode faltar no seu lar. Acompanhe este texto com a gente.

O que é o extintor de incêndio?

O extintor portátil é um aparelho constituído de recipiente, acessório e que contém o agente extintor, destinado a combater princípios de incêndio. Existe também o extintor sobre rodas (carreta), que também é constituído em um único recipiente com o agente extintor, porém, com capacidade maior de combater o fogo.

Esses equipamentos primam pela facilidade de uso, onde todos dentro do edifício podem ser treinados de forma básica para utilizarem adequadamente.

O condomínio pode ter uma brigada de incêndio, com a finalidade de estar preparada para combater estes casos. Ela deve ser formada por moradores e funcionários do edifício.

Em São Paulo, segundo a ABNT, a brigada deve ser formada por 80% dos colaboradores do edifício, mais um morador de cada andar.

Edifícios residenciais não necessitam ter uma brigada fixa. Já os comerciais, dependendo da avaliação de riscos, precisam contar com bombeiros civis além das brigadas.

Categorias de incêndio e de extintores

É sempre importante saber a origem do incêndio e qual o tipo dele. Cada extintor tem propriedades específicas de acordo com a natureza do fogo.

A categorização dos incêndios é feita assim:

  • A – Originado de materiais combustíveis sólidos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, tecidos, borrachas e fibras orgânicas;
  • B – Causado pela combustão de líquidos e/ou gás inflamáveis, graxas e plásticos que queimam em sua superfície sem deixar resíduos;
  • C – Queima de instalações elétricas energizadas, como quadros de força, transformadores, fiações, etc.
  • D – Causado por metais combustíveis, como Magnésio, Potássio, Lítio, Sódio e Zircônio.

Os extintores com pó ABC são bastante eficientes, os mais abrangentes que existem no mercado e os mais utilizados em residências e condomínios, por cobrirem os três principais tipos de incêndios nestes locais.

Localização dos extintores

Tão importante quanto ter os equipamentos, é garantir que eles estejam armazenados corretamente e, principalmente, de uma forma que seja de fácil acesso em emergências.

Para que você possa conferir como está a instalação e localização do extintor aí na sua residência, listamos aqui abaixo algumas orientações para acompanhar:

  • Quando forem fixados em paredes ou colunas, utilize os suportes fornecidos com o extintor e verifique a firme fixação;
    • Para extintores portáteis, fixados em parede, devem ser observadas as seguintes exigências do Corpo de Bombeiros: posição da alça de manuseio não deve exceder a 1,60 m do piso e a parte inferior deve guardar distância de no mínimo 0,20 m do piso acabado. Esta é a posição mais segura, pois diminuirá o risco de acidentes em caso de queda do aparelho;
    • Não deve ser instalado nas paredes das escadas;
    • Os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso;
    • Seu acesso não pode ser bloqueado;
    • Localização e visualização devem ser fáceis;
    • O extintor deve ficar protegido contra intempéries e possíveis danos físicos;
    • Se ficar encoberto, deve ter sua posição devidamente sinalizada;
    • Seja fácil sua remoção do suporte;
    • Haja menor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Manutenção dos extintores de incêndio

Este é um dos itens de maior importância neste assunto. Assim como falamos lá no início, muitas vezes só se dá conta da manutenção dos equipamentos, quando se precisa fazer uso deles e não se encontram em perfeito estado.

Por isso, siga à risca os prazos de manutenção de cada um dos extintores existentes em sua residência.

A NR 23 (Norma Regulamentadora) no item 23.14.1 estabelece que todo o extintor deverá ter 1 (uma) ficha de controle de inspeção. Já o item 23.14.2 descreve que cada extintor deverá ser inspecionado visualmente a cada mês, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres, os manômetros (quando o extintor for do tipo pressurizado), verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos. E no item 23.14.3 estabelece que cada extintor deverá ter uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo, com data em que foi carregado, data para recarga e número de identificação. Essa etiqueta deverá ser protegida convenientemente de modo a evitar que esses dados sejam danificados.

Onde há fumaça, há prevenção. Esteja preparado.

De maneira geral, é importante que você esteja familiarizado com as medidas de prevenção a incêndios residenciais e como agir no caso de o fogo iniciar-se na sua casa.

Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros é o grupo certo e preparado para agir em casos de incêndios. Ou seja, se perceber um foco iniciando, aja de acordo com as orientações técnicas para tentar contê-lo. Se logo perceber que o risco é maior, acione alarmes, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e desligue máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais.

Gostaria de saber mais sobre projetos de prevenção contra incêndio em empresas ou residências, obtenção de AVCB, manutenção de extintores ou outro ponto que abordamos aqui? Entre em contato com a gente. Nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para o que você precisar.