Paradas Planejadas de Manutenção: 7 dicas fundamentais para evitar prejuízos

parada de manutenção

As chamadas paradas de manutenção são eventos cíclicos dentro de empresas e indústrias. Elas requerem um planejamento e uma execução bem estruturados, visto que implicarão em uma paralisação parcial ou total de determinada área da empresa.

Durante uma atividade de parada programada de manutenção, o volume de atividades, informações, máquinas e pessoas é extremamente alto, bem como o risco de algum tipo de acidente ou evento inesperado. Tudo deve correr da melhor maneira possível, considerando, principalmente, a necessidade de se retomar às atividades normais de produção quanto antes.

Portanto, gerir de forma otimizada as paradas de manutenção, é uma peça fundamental dentro desta grande engrenagem que é uma empresa. Falar que existe uma maneira fácil ou que seja muito mais rápida é arriscado e temerário. A única maneira mesmo a se fazer é a correta, planejada e segura. Por isso, é preciso conhecer bem sobre o assunto e ter equipes preparadas dando o suporte.

Parada de manutenção é tudo igual?

Reduzir ou paralisar totalmente uma determinada área de uma empresa pode ser necessário por diversos motivos. Não somente quando algum equipamento se quebra e há a necessidade de conserto ou substituição de emergência. Aliás, este é o pior cenário. É justamente aqui onde as atividades têm que ser feitas às pressas e, como não havia programação prévia, o prejuízo para a empresa impactada é muito maior.

O correto gerenciamento de paradas de manutenção visa justamente evitar que se chegue nesse cenário de várias maneiras:

  • Manutenção corretiva: é a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha do mesmo.
  • Manutenção preventiva: é aquela realizada de forma a reduzir ou evitar a possibilidade de falha, através de um planejamento prévio, baseado em acompanhamento constante dos equipamentos e informações dos fabricantes.
  • Manutenção preditiva: a vida útil de peças importantes é prevista com base em diagnóstico, com o intuito de aproveitar o seu uso ao máximo, para um maior custo-benefício. Além deste fator, segurança e disponibilidade de equipamentos também são avaliados neste formato de manutenção.
  • Manutenção detectiva: trata-se da manutenção feita em sistemas de detecção. Através de automação, busca-se detectar falhas ocultas ou não percebidas pela equipe de manutenção. Quando bem aplicada, permite a correção sem grandes impactos na normalidade das operações.
  • Engenharia de Manutenção: é sobre evitar problemas crônicos, procurando as causas rotineiras que levam às falhas e corrigi-las de forma permanente.

A realização de uma parada de manutenção, mesmo quando programada e rotineira, é um evento atípico à normalidade do dia a dia de uma grande empresa ou indústria. Isso quer dizer que haverá movimentações diferentes e uso de equipamentos, como andaimes, guindastes, ferramentas e outros.

É um procedimento extremamente importante para a retomada e continuidade das atividades da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você acompanhar nas atividades de manutenção da sua empresa.

7 dicas para uma Parada de Manutenção eficiente

  1. Tenha um objetivo bem definido

Já tenha definido com antecedência qual o objetivo com aquela parada programada para manutenção. Organize as equipes, como limpeza, engenharia, inspeção, operação e suprimentos, dimensionando a quantidade de funcionários necessária em cada uma, para não haver sobrecarga e queda da produtividade.

  • Planeje o orçamento

Umas das vantagens de uma manutenção planejada é evitar o gasto financeiro desnecessário. Para executar esta paralisação, estude as melhores condições e preveja as possibilidades para nada sair do controle.

  • Verifique o uso de equipamentos

Durante o planejamento, já identifique os equipamentos que serão usados. Faça uma estimativa de por quanto tempo os usará e avalie as possibilidades de alugar ou contratar uma empresa terceirizada.

  • Delegue lideranças

Uma atividade deste porte não pode estar com todas as atividades centralizadas em uma única pessoa. Delegue coordenadores que liderarão cada área específica, baseado no conhecimento e experiência de cada um.

  • Invista em dados

Você já deve ter ouvido falar que hoje em dia tudo são dados. E são mesmo. Ter um sistema automatizado, que colete e analise os dados, ajudará a otimizar recursos humanos, financeiros e de materiais durante a sua parada para manutenção.

  • Tenha flexibilidade com os imprevistos

Ter um objetivo claro e a estratégia traçada é importante, mas não fique abraçado a ele. Se algo imprevisível acontecer, avalie os novos cenários e esteja preparado para mudar algumas rotas, visando as metas definidas.

  • Contrate empresas estruturadas e competentes para auxiliar

Ter empresas terceirizadas como parceiras é ponto crucial para o sucesso de uma parada planejada de manutenção. Possua ao seu lado empresas preparadas e capacitadas para oferecer o suporte necessário em todas as áreas, desde a preparação, até a execução.

Conte com a Previnsa no seu projeto de Parada Planejada de Manutenção.

Para assegurar que sua parada de manutenção saia como o planejado, oferecemos estrutura completa e especializada em:

  • Serviços de Gestão de Treinamentos
  • Mão de Obra Especializada (engenheiros, técnicos, enfermeiros e bombeiro civil)
  • Gestão de Sistema de Proteção Contra Incêndios
  • Cuidamos dos ativos, conservando as instalações para aumentar a produtividade e desempenho da sua empresa

Quer reduzir seus custos com segurança e realizar do jeito certo todas as exigências de uma parada de manutenção? Entre em contato agora mesmo e conheça todas as nossas soluções em Saúde e Segurança do Trabalho. Teremos muita satisfação em iniciar esta parceria.