Investir em Segurança do Trabalho gera economia para a sua empresa.

Investir em Segurança do Trabalho gera economia para a sua empresa

“Quanto a sua empresa gasta com Saúde e Segurança do Trabalho?”

Sob nosso ponto de vista, essa pergunta já está feita de maneira errada. Saúde e Segurança do Trabalho não são gastos, são investimentos. E mais do que isso, são investimentos que podem gerar, entre diversos outros benefícios que conversaremos, economia à sua empresa.

Nunca havia pensado assim? Tudo bem. Nós preparamos um material completo para você entender como o investimento em treinamento e preparo para SST retorna de diversas formas positivas para os seus colaboradores e empresa.

Segurança no trabalho: um benefício para todos

O Brasil ainda é um dos países com maior número de casos de acidentes de trabalho no mundo. Em um levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ficávamos em 4° lugar, atrás somente da China, Índia e Indonésia. Este dado já nos acende o alerta da importância de se investir em Segurança do Trabalho.

Muito se engana quem acredita que somente o colaborador se beneficia com estas medidas. É evidente que a preocupação com a vida e o bem-estar das pessoas no ambiente é o ponto principal, mas a empresa toda sai ganhando ao utilizar ferramentas e investir recursos em capacitação de SST.

Além de evitar as multas que a legislação impõe e processos trabalhistas, ao se criar um ambiente mais sadio para o desenvolvimento da função dos colaboradores, bem como ter uma equipe devidamente treinada para se evitar riscos, a produtividade aumenta consideravelmente.

Benefícios de se investir em Segurança do Trabalho

Separamos os principais pontos positivos que sua empresa ganhará, investindo adequadamente em equipamentos e treinamentos de segurança para a equipe.

Ambiente seguro

Seja qual for a área de atuação do profissional, todos nós precisamos estar seguros em nosso ambiente de trabalho. Este é o primeiro passo para podermos realizar nossas atividades profissionais da melhor maneira. Desde trabalhos com menores riscos aparentes, como em escritórios administrativos, até aqueles que têm maior exposição aos mais variados riscos, como construção civil ou indústria, todos precisamos criar um ambiente que seja seguro.

Redução de acidentes

Pode parecer redundante, mas é preciso reforçar isto: a principal função da segurança no trabalho é prevenir acidentes. O foco principal é na saúde física e mental dos profissionais. E uma das formas mais eficazes de se prevenir é através da análise de riscos, antevendo possíveis problemas que possam acontecer e já criando estratégias que o evitem, como é o caso do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) ou os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Aumento da produtividade

Como isso ocorre? Simples. Em um ambiente seguro, o trabalhador se sente mais estimulado a desenvolver suas atividades. O sentimento de se sentir valorizado pela empresa, ao demonstrar que a saúde dele é importante, o motiva, aumentando a sua produtividade.

No livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, é apresentado um exemplo real de uma fábrica que teve um aumento significativo na produtividade com a entrada de um novo CEO focado em: saúde e segurança dos colaboradores. Vale a leitura.

Reduz despesas

Lembra que falamos lá em cima que geraria economia? Aqui está. Uma empresa com menores acidentes de trabalho se previne contra gastos muito mais altos, gerados por afastamentos, despesas médicas, atrasos, contratação de terceiros para cobrir licenças, multas e ações trabalhistas.

Quando colocados na ponta do lápis, os investimentos feitos em segurança versus os gastos tido com acidentes de trabalho, a diferença fica abissal.

Diminui transtornos burocráticos e jurídicos

No Brasil, as normas de segurança do trabalho, bem como as responsabilidades do empregador, estão regulamentadas na Constituição Federal. Fiscais do Ministério do Trabalho monitoram e autuam as irregularidades encontradas.

Deixa a empresa bem na foto

Ninguém quer ver sua marca ou empresa sendo mal falada por aí, não é? Uma empresa que mostra sua preocupação com o bem-estar físico e mental da sua equipe se diferencia quanto às outras no mercado. Em uma sociedade que cada vez mais cobra responsabilidade social, zelar pela saúde do colaborador é uma forma de mostrar seus reais valores como marca.

Invista sempre em Segurança do Trabalho

Primeiro porque estamos lidando com pessoas, e a saúde deve sempre ser prioridade. E em segundo ponto, porque ao criar um ambiente mais saudável e seguro dentro da sua empresa, você colherá de volta frutos valiosos e duradouros, inclusive financeiros.

Mantenha sua equipe devidamente treinada e capacitada contra todos os riscos que podem ocorrer na sua empresa, já desenhando estratégias que previnam esses acidentes.

Treinamentos de segurança do trabalho

Entre em contato agora e converse com o nosso time de especialistas. Você vai
conhecer todas as nossas soluções voltadas para garantir a capacitação e bem-estar
da sua equipe.