Como escolher o treinamento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ideal para a sua empresa?

Investir em um treinamento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma tarefa que também demanda planejamento. Com normas regulamentadoras (NR’s) cada vez mais específicas impostas pelas legislações vigentes, ainda mais em tempos de pandemia, é preciso cautela na hora de escolher a melhor opção para aplicar um treinamento seguro e eficaz à sua equipe.

Para evitar que seus colaboradores recebam instruções pouco efetivas, colocando em risco a vida das pessoas e o patrimônio, é fundamental seguir algumas orientações, avaliando os serviços oferecidos de acordo com a ética, transparência, qualidade, credibilidade e aprovações de órgãos reguladores das empresas.

A parceria ideal vai proteger e conscientizar sua equipe, reduzindo os riscos e aumentando a sua produtividade. Confira todos os cuidados para realizar a melhor escolha ao contratar treinamentos SST.

Afinal, o que é um treinamento de Saúde e Segurança do Trabalho?

Antes de entender os critérios a serem avaliados na escolha de uma prestadora de serviços em Saúde e Segurança do Trabalho, é necessário entender o que é este treinamento.

Por definição, o treinamento SST é uma atividade educativa que tem os objetivos de:

Conscientizar os participantes sobre os riscos inerentes às suas funções e a presença no ambiente de laboração

Orientá-los acerca dessa exposição

Capacitá-los para agir de acordo com as boas práticas de prevenção

Além disso, existe a obrigatoriedade do empregador em informar e orientar o trabalhador sobre estes riscos. Obrigações que variam de acordo com a atividade e o porte da empresa.

Agora sim, após esclarecida a importância, vamos aos fatores fundamentais para a escolha da empresa ideal.

4 dicas que você deve seguir para avaliar a qualidade de uma empresa de Treinamentos em Saúde e Segurança do Trabalho.  

Como percebemos, a melhor maneira de evitar que acidentes ocorram com frequência na rotina dos colaboradores é manter o local de trabalho seguro contra riscos. Para garantir isso, é necessário que sua empresa ofereça um treinamento de Saúde e Segurança do Trabalho de qualidade.

Selecionamos quatro dicas fundamentais que você deve avaliar na sua escolha. Confira:

1. Pesquise, pesquise e pesquise 

Não é de hoje que o acesso à pesquisa aumentou o conhecimento de todos em assuntos antes reduzidos a um grupo de especialistas. O que isso significa? Basicamente que você tem a chance de expandir suas análises em tudo. Inclusive de empresas que prestam treinamentos em SST. 

Realize uma pesquisa criteriosa no mercado. Veja o porte da empresa, quantos clientes já atendeu, o ramo de atividades dos últimos treinamentos e as certificações. Evite decidir antes de saber absolutamente tudo da sua futura prestadora de serviço. 

Assegure a total qualidade, contribuindo assim para a melhor capacitação da sua equipe. 

2. Avalie a metodologia e a estrutura 

Metodologia nada mais é do que todo o conteúdo utilizado na aplicação do treinamento SST. Fornecimento de apostilas, e-books, aulas práticas, artigos, livros e afins. Busque toda informação detalhada sobre estes aspectos. 

Fundamental, também, é verificar como são conduzidos os treinamentos, ou seja, que tipos de recursos tecnológicos estarão disponíveis, como data show, apresentações em power point, vídeos, discussões em grupo, dinâmicas, entre outros pontos. 

Dentro deste quesito surge outro fator primordial na sua escolha: as modalidades de treinamento praticadas pela empresa. Não existe propriamente a modalidade perfeita, mas sim a que melhor se adapta à sua necessidade atual.

São elas:

– Presencial – Semipresencial: formato tradicional mais adotado por empresas com sede própria. As vantagens são a possibilidade de interação, a facilidade de comunicação, o aproveitamento de aprendizado e o contato com outros profissionais.  

– À Distância (EaD): formato em amplo crescimento devido à agilidade dos processos e, especialmente, às limitações da Covid-19. Uma alternativa segura que aliada à tecnologia garante treinamentos eficazes e com muita flexibilização do aprendizado.

– In Company – Unidade Móvel

Modalidade em que o treinamento ocorre na própria empresa e, até mesmo, com a estrutura completa de uma unidade móvel. Possibilita a simulação de cenários e ocorrências, permitindo uma vivência real de situações.

3. Verifique as certificações e a reputação

Essa dica não pode passar batida. Num mercado tão exigente e minucioso, é fundamental observar a certificação e qualificação mínima exigida pelas normas regulamentadoras. Avalie também os profissionais da empresa, os equipamentos utilizados e toda estrutura.

Fique atento às opiniões de quem já contratou a empresa. Antes de assinar o contrato, consulte outras corporações para verificar a reputação junto ao mercado. Busque depoimentos de gestores, técnicos da área e também analise se há pendências na Junta Comercial.

Neste momento, aprofundar o levantamento de informações é imprescindível para garantir a escolha certa.

4.  Busque valores compatíveis

Nem sempre economia é sinal de qualidade em um treinamento SST. Desconfie de preços bem abaixo da concorrência: muitas vezes a qualidade oferecida não é das melhores e, por isso, você deve evitar investir no treinamento errado. 

Crie a sua própria tabela de prioridades, fazendo um paralelo com os orçamentos do mercado. O que é mais importante para a necessidade da sua empresa? O valor deste serviço oferecido é justo?

No momento de fechar o contrato, também é importante estabelecer novamente as responsabilidades da prestadora no processo de treinamento, como material didático, equipamentos, conformidade com a legislação, local das aplicações práticas e teóricas. Sua empresa precisa saber de maneira clara no que está de fato investindo.  

Faça boas escolhas para a sua empresa

As constantes mudanças do mundo são cada vez mais evidentes no dia a dia das empresas. Estar atualizado e sempre atento a todos os novos processos está diretamente ligado ao crescimento da sua instituição.

Lembre-se disso e siga as dicas para contratar uma empresa realmente competente. Manter uma equipe saudável e um ambiente seguro começa na realização de boas escolhas.

Fale com o nosso time de especialistas para conhecer a nossa Solução 360º e faça as escolhas certas em treinamentos de Saúde e Segurança do Trabalho.