A importância da tecnologia nos treinamentos SST.

Muito se fala em inovação e novas práticas para o crescimento de uma companhia. Mas qual é de fato a importância da tecnologia neste processo? O desenvolvimento pleno de todos os setores de uma empresa está integralmente ligado ao melhor desempenho de seus colaboradores.

A melhor maneira disso acontecer é investir em treinamentos ágeis, não apenas relacionados diretamente às funções técnicas do trabalho cotidiano, mas também nas estratégias que ajudam a fornecer ferramentas para lidar com adversidades, trabalhar em equipe e desenvolver ainda mais as competências da equipe. Notou que falamos de treinamentos ágeis? Agilidade e tecnologia são palavras que devem caminhar lado a lado hoje em dia.

Quando o assunto é Saúde e Segurança do Trabalho, não é diferente. Entenda abaixo o quanto é fundamental a tecnologia no treinamento para transformar a realidade da sua empresa.

Agilidade de ponta a ponta.

Você já deve ter ouvido falar que a pressa é inimiga da perfeição. Pois a agilidade é a melhor amiga. Um processo de treinamento ágil significa produtividade para toda equipe. Já sabemos que os treinamentos presenciais demandam tempo, estrutura, locomoção, alimentação e diante disso: um custo alto.

Com a tecnologia, aulas e treinamentos ganharam o formato de vídeo e até transmissões ao vivo. Por um lado, respeitamos o tempo e processo de aprendizagem de cada um. Do outro, ganhamos interatividade, comprometimento e comodidade. Afinal, é o conteúdo que se adapta ao colaborador. E por trás disso tudo, a empresa tem à sua disposição uma maneira de não afetar sua produtividade.

Mais interesse, mais desenvolvimento.

Quem nunca foi pesquisar ou ficou curioso em testar uma novidade? A inovação por si só, gera mais interesse. Ao aplicar um treinamento corporativo em SST à distância, por exemplo, a empresa está oferecendo muito mais do que uma atualização.

A simulação virtual é capaz de tornar a prática mais interessante, expondo o colaborador a uma situação muito próxima da realidade, praticando processos, desenvolvendo perícia e inteligência comportamental para lidar com situações estressantes. Tudo isso, dentro do seu tempo e da sua habilidade. Sem possíveis constrangimentos ou falta de interesse. Este engajamento que a inovação desperta também é visto no que chamamos de gamification (gamificação), o treinamento em formato de jogos.

Transformar a rotina profissional em um jogo, com narrativas, interatividade e desafios, provoca uma participação ainda maior do colaborador.

Resultado até nos custos.

Capacitar um profissional por meio digital faz parte da realidade das empresas. Inclusive da realidade financeira. A tecnologia tem o poder de conectar pessoas e ideias por valores bem menores. Investir em um treinamento com o suporte dos avanços tecnológicos, implementando ferramentas como big data, inteligência artificial e diversas automações para otimizar processos, gera custos bem menores do que um treinamento presencial.

Processos bem definidos, dentro da estratégia e o planejamento da empresa, só têm a ganhar quando estão integrados à inovação.

Conte com a plataforma digital exclusiva da Previnsa.

Como vimos, adotar a transformação digital na educação corporativa é uma forma de tornar as ações mais personalizadas, interessantes, organizadas e produtivas.

Pensando nisso, a Previnsa Digital, desenvolveu uma plataforma de treinamentos on-line com Soluções 360º em Treinamentos (Presencial, Semipresencial e EaD), Facilities e Engenharia Contra Incêndio, para a sua empresa ter ainda mais crescimento apoiado nos pilares da tecnologia.

Com conteúdos que cumprem 100% dos requisitos da NR 1, nossa ferramenta proporciona aos coordenadores uma fácil gestão e aos colaboradores a melhor experiência de aprendizagem com certificações válidas em todo o Brasil. Investir em treinamento corporativo aliado com a tecnologia é fundamental para sua empresa se tornar referência no mercado.

Entre em contato e conheça todos os nossos serviços da área de Saúde e Segurança do Trabalho.